domingo, 26 de fevereiro de 2012

Jogos de Azar para tavernas medievais ou Como conseguir peças de ouro rolando dados





Almarë! (saudações em élfico) Hoje vou mostrar uma coisa muito útil para os mestres, que é uma lista com jogos para tavernas de RPGs medievais. Vamos encontrar um jogo para cada atributo do D&D. Esses jogos servem para entreter e encher de ouro seus jogadores, melhorando a diversão não jogo.




Ótimo para Bárbaros!

1 – Queda de Braço – Força
Oh sim, a clássica queda de braço. É simples. Cada Jogador aposta 10 peças de ouro e faz um teste de força. 1d20+FOR.

O vencedor leva as moedas.


Destreza 20 [+5] ajudaria!


2 – Dardo – Destreza

Um jogo onde quer acertar mais perto do centro do alvo ganha. É um simples teste de Destreza. 1d20+DES. O vencedor ganha 10 moedas. 

Uma vez eu fiz e você também pode fazer: coloque que se o jogador rola um erro crítico, ele acerta alguém com 1d6 de dano. É ótimo para começar brigas!






3 – Bebida – Constituição 

Dois ou mais participantes escolhem uma bebida e apostam certo valor. Então ele compram muitas bebidas, e bebem até alguém falhar em um teste de Constituição. 1d20+CON.Mas como assim falhar? Qual é CD tio Elder?”.

Bom, a CD será estipulada de acordo com a bebida que os PdJs tomarem, de acordo com a quantidade de álcool dela. Se a CD for 10, perderá quem tirar 9 ou menos nos dados.

Tabela do Bêbado (1d8)
(Coisas a fazer quando estiver 101% bêbado)


1) Passar mal e vomitar na mesa (-1d6 PV).
2) Agarrar a garçonete ou o segurança.
3) Levantar, arrancar o instrumento do Bardo e começar a cantar completamente desafinado no meio da Taverna.
4) Tirar a camisa (ou a cota de malha), girar pela cabeça, subir na mesa e ficar gritando “uhúúúúú”!
5) Se invocar com qualquer um que passe por perto.
6) Deitar no chão para dormir!
7) Escorregar da Cadeira e cair no chão (1d6 dano).
8) Desafiar alguém apostando metade de seu dinheiro em algum jogo de azar.


4 – Cartas – Inteligência

Pode ser um jogo de 21, Truco ou outro, que é um teste de resistido de INT. 1d20+INT x 1d20+INT dos outros jogadores na mesa. 

O vencedor, quem ter o resultado mais alto, leva as peças de ouro apostadas no jogo. 

Pode ser jogado com 2 ou mais personagens, como um jogo de Cartas comum.


5 –  Jogo das Três Conchas– Sabedoria

Sabedoria no D&D não significa a atenção? A percepção? Então por que não esse jogo, que surgiu na época medieval? Há 3 metades de cocos na mesa. Embaixo de um dos cocos há uma pequena bola vermelha. O trapaceiro embaralha os cocos com destreza e você tenta acertar qual é com um teste de Sabedoria. Simples assim. Se ganhar, leva seu dinheiro em dobro, mas se perder, perde o que tinha apostado.



6 – Disputa de Música – Carisma+Inteligência

Você se acha um bom cantor de improviso? Então por que não compete com um bardo? Veja se ganha algum ouro... Bom, pra esse jogo ser um teste de carisma, mas ficou com mais sentido adicionar INT ao teste. 

O mestre se quiser pode dar um +1 no teste a um jogador que realmente improvisar uma música medieval na partida.

Rodada Bônus – Poker Dice: Jogo de Poker com Dados
É um poker que utiliza dados ao invés das cartas, vocês podem encontrar dados próprios com faces contendo reis, rainhas e valetes, ou usar um D6 mesmo. Aposta cega: Antes de jogar os dados pela primeira vez, um jogador deve fazer uma aposta e os outros jogadores participantes devem cobrir a aposta para continuar no jogo, podendo aumentar a aposta caso deseje igual ao jogo de cartas homônimo. 1º Jogada de dados: cada jogador rola 5D6, aqui é interessante usar uma caneca para rolar os dados, dá um clima medieval. A ordem das sequencias é essa:



As sequências podem ser em qualquer número sendo a face 6 maior que a 5, a 5 maior que a 4 e assim sucessivamente para determinar o campeão. Após a primeira rolagem de dados os jogadores podem aumentar suas apostas caso queiram e os demais tem que cobrir as apostas para continuar, quem desiste perde o dinheiro apostado na aposta cega. 2º Jogada de dados: cada jogador pode escolher a quantidade de dados que quiser e rolar novamente seus valores, mantendo os valores dos dados não rolados para montar a sequência. O jogo pode terminar aqui, determinando o vencedor ou vencedores caso haja empate ou pode-se seguir as regras “oficiais” e repetir a rodada de apostas e rolar mais uma vez os dados terminando assim na 3º rodada. Muito bom o jogo já que é necessária coragem e tática, e por que dá para colocar um jogador contra o outro e não apenas mestre vs. Jogadores.

Bom, é só isso, eu queria mostrar sugestões de jogos de azar para dar um tom mais medieval ás suas tavernas. É só isso.

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- Elder D.

2 comentários:

  1. Taverna divertida é Taverna onde sempre tem briga, hehehe...

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  2. As vezes não da tempo de pensar coisas como "jogos em tavernas" antes da próxima sessão. Nesta hora, dicas para mestres viajantes são sempre bem-vindas.

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