Você mestre já fez um mapa para seus jogadores? E ele ficou uma Bosta? Então hoje vou ensinar como fazer um pergaminho medieval.
Você vai precisar de:
- Uma folha tamanho A4;
- Água;
- Um copo;
- Café Comum;
A primeira etapa consiste em pegar uma folha de ofício e escrever o que deseja (ou desenhar, no caso de um mapa). A escrita deve ser feita em caneta preta, pois fica meio estranho um pergaminho feito em tinta azul.
Também é possível fazer uma impressão, no caso de sua impressora não ser daquelas que a tinta borra estupidamente. Enfim, se for imprimir, deixe secar um pouco antes de avançar. Ainda no caso da impressão sugiro usar fontes como Monotype Corsiva para manuscritos e Old English Text para textos “oficiais” como cartazes de procurado do governo local. Até aqui o seu resultado vai ser mais ou menos este:
O próximo passo é fazer uma solução de café, isso mesmo, você só vai precisar de água e café. Pegue um copo, coloque um fundo de água e umas três colheres de café (eu uso café solúvel granulado, não tenho certeza se com outros cafés o resultado vai ser o mesmo).
Vai ficar mais ou menos assim:
Em seguida você, para não desperdiçar café, pega um prato (uma forma é melhor, mas gasta mais café, sem falar que eu sou preguiçoso e faço com o que está mais à mão, que é o prato) e coloca sua folha com as escritas dentro. Aí, você derrama o café de maneira que molhe toda a folha. Cuidado nessa etapa, o papel rasga muito fácil (alguns rasgos ficam bons, mas muitos não).
Aqui, se você tiver um microondas, vai facilitar tudo, senão o processo vai ser lento. Tire o excesso de café do prato (escorra de volta para o copo, você pode voltar a precisar) e coloque no microondas por vinte segundos (pelo amor de deus, não coloquem uma forma de metal no microondas e não ponha mais de vinte segundos por vez pois o papel pode ressecar e podem ficar bolhas e outras bizarrices, vão por mim, já errei tudo que dava pra errar até chegar a esta receita).
Caso ainda esteja molhado, repita o processo até o papel ficar apenas úmido. Caso você não disponha de um microondas.. bom.. deixe secar no sol.. Passado este momento, se a pigmentação ficar muito homogênea (muito lisinha) volte à etapa anterior (por isso falei pra guardar o café). Por fim, você coloca o papel, que está úmido para secar no sol (isso se você usou o microondas). Se o resultado lhe satisfizer, está pronto, caso não, volte para a etapa de molhar mais até que fique manchado o suficiente. Pode ocorrer de as imagens desbotarem se você exagerar no sol (como aconteceu com a do exemplo). O resultado vai ser esse depois do microondas:
E esse depois do sol:
Agora você pode finalizar queimando as bordas, mas isso não é obrigatório. Esta etapa também inspira cuidados, uma vez que se o fogo descontrolar, você perde todo o trabalho que teve até agora (não pensaram que eu ia fazer um sermão sobre cuidados com fogo, pensaram?).
Depois disso, vai ficar assim:
Quando os seus jogadores receberem o pergaminho, ficarão muito mais impressionados do que se tivessem simplesmente recebido uma folha de caderno com garranchos ou uma folha de ofício branca com letras rebuscadas. Enfim, por hoje é isso, aproveitem.
O post ficou ótimo na minha opinião, mas os créditos não são meus:
Valeu bardo!
Uma outra técnica, mas demorada (e com menos cheiro de cáfe) é fazer os seguinte:
ResponderExcluirUnte uma folha A4 com óleo de cozinha.
Deixe-a em cima de algum guarda-roupa, dentro de um caderno velho. Em pouco tempo ficará envelhecida e não terá aquele cheiro matinal.
grande post eu vou tentar qualquer dia desses heheeeh
ResponderExcluirAinda vou testar essa técnica. Parece muito interessante, e dá um toque a mais na aventura.
ResponderExcluirSó um detalhe: algumas imagens não estão carregando
Ainda vou testar essa técnica. Parece muito interessante, e dá um toque a mais na aventura.
ResponderExcluirSó um detalhe: algumas imagens não estão carregando
Estou fazendo o teste com café, com óleo e com margarina.
ResponderExcluir