quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O que é RPG?

Opa! Olha eu aqui de novo! Um salve a todos os jogadores e mestres! Mesmo que nós, RPGistas, sabemos tudo sobre o nosso jogo, há algumas pessoas que não foram apresentadas aos Role Playing Games.

Essa sigla da qual eu gosto tanto de falar significa Role Playing Game, ou em inglês "Jogo de Interpretação de Personagens".


O jogo se baseia em interpretar personagens sério?, e com sua imaginação você pode ser desde o mais forte guerreiro bárbaro até o mais misterioso e místico mago.

Você mais seus amigos deverão entrar em aventuras, geralmente missões, que envolvem desde recuperar um anel mágico de um grande e horroroso ogro até salvar uma cidade de um ataque de dragões, achando entre os milhares de soldados mortos um mago que sabia como detê-los.

A aventura se passa na imaginação dos jogadores, e funciona como um jogo de raciocínio e estratégia.

O Narrador:

Um dos jogadores deverá ser o narrador, mestre ou DM, a pessoa descreve as cenas, os cenários e interpreta todos os personagens NPCs. O Narrador também é o meio termo em disputas ou desafios que ele cria para os jogadores.

Personagens planejando sua próxima aventura!
Os Jogadores:

Depois do mestre, o grupo de RPG deverá ser composto de pelo menos 3 integrantes jogadores. Eles serão as pessoas que vão se aventurar entre masmorras, castelos e mundos de fantasia, dependente do cenário que estiverem jogando.

Outros Itens


Além dos jogadores e do mestre, para jogar RPG é necessário um livro que mostra um conjunto de regras (um sistema), dependente do tipo de RPG escolhido, junto com lápis, borracha, as fichas dos personagens e os dados. Há sistemas que usam apenas dados de 6 faces, mas a maioria dos RPGs usa dados de 4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados, que podem ser comprados em livrarias especializadas.

(Eu moro em BH e por isso comprei nas Livrarias Leitura)

História do RPG
Em registros oficiais, o Role Playing Game ouRPG surgiu no ano de 1974. O primeiro lançamento foi o jogo Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões, em português), idealizado pela empresa TSR dos Estados Unidos da América e criado por Gary Gygax. No início, o D&D(Dungeons & Dragons como a maioria dos jogadores diz), era um simples complemento para um outro jogo de peças de miniatura chamado Chainmail (cota de malha), mas terminou dando origem a um jogo totalmente diferente e inovador.

O jogo logo virou um desenho animado no ano de 1983, Caverna do Dragão. Este primeiro jogo era extremamente simples comparado aos jogos de RPG da atualidade e tinha uma origem influenciada por jogos de guerra/estratégia. Isto sempre levou muitos a crer que o jogo de representação e não apenas de matar, pilhar e destruir demorou a surgir.

Em 1980, D&D já era uma grande febre e em 1982 surgia o filme Mazes and Monsters, com o ator Tom Hanks ainda jovem, mostrando a história de um jogo de RPG.

Em 1986 a empresa Steve Jackson Games publica o jogo GURPS nos EUA, que vem a ter uma tradução para o portugues pela Devir em 1991. GURPS foi escolhido como o RPG mais realista do mundo e ganhou direito a um lugar de honra (Hall of Fame) em 2000 entre todos os livros do mundo.

Conta-se que Gary e Dave começaram o RPG em virtude de que estariam jogando um "wargame" (jogo de batalha entre miniaturas) e um dos dois disse ter construído uma fortaleza indestrutível. Como forma de invadir essa fortaleza, o adversário disse que 3 dos seus melhores guerreiros foram enviados para entrar nos esgotos da fortaleza para invadi-la. Com isso, surgiu a primeira aventura controlando um pequeno grupo de personagens, e assim começou a interpretação individual e não apenas de exércitos.

Praticamente junto com o D&D foi lançado outro jogo mais complexo, que já mostrava um outro tipo de abordagem para o RPG: Empire of Petal Throne foi lançado também pela TSR, em 1975, teve pouco sucesso de vendas, porém fazia uma nova abordagem. Passava das lendas medievais para novas criaturas de raças inspiradas em lendas astecas, egípcias e de povos da antiguidade; foram criadas até uma nova língua para os jogadores se comunicarem com aquelas raças. Mesmo as regras sendo praticamente iguais ao D&D, o jogo tinha uma abordagem totalmente diferente. Isso só viria reforçar a tese que o RPG poderia ser tanto um jogo divertido para adolescentes, como uma grande representação elaborada que poderia abordar as mais diversas experiências.

É pessoal... acho que vocês já tem uma noção de o que é RPG...
Então é só isso por hoje! Desculpe a demora das postagens!

Deixem um comentário se puderem.

Um abraço a todos!

-Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Parceiros

Direitos Autorais

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

Esta licença permite que você copie nossas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a nós, não as alterem ou façam uso comercial delas.