sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dicas de Mestre: Armadilhas - Onde, Quando e Como usá-las



"Valden corre com um brilho nos olhos enquanto abre a porta e começa e encher a mochila com centenas de peças de ouro. Atrás, ainda não passando pela porta, o ladino Alan dá um profundo olhar sobre a sala, com um mal pressentimento. 'Alguma coisa está errada', ele pensa. 'Foi fácil demais'. E sem mais nem menos, uma grade de aço cai no lugar da porta, que era a única entrada e saída. Alan quase é esmagado. Valden olha pra trás e corre até a porta, forçando-a e empurrando-a como se pudesse abril-la assim. Alan vê uma fechadura e pensa em abri-la, mas dá pra ver que aquilo não vai abrir com uma simples ferramenta. Um brilho um tanto sobrenatural paira sobre a fechadura. 'É mágica'. Alan pensa. Uma lágrima escorre pelos seus olhos, e então dá um passo pra trás. De repente o teto da sala começa a descer, com um som mecânico e grave. Valden olha pra ele, desesperado. Alan balança a cabeça. Valden morreu assim que entrou ali."

Armadilhas são uma coisa obrigatória para se ter em mesa. É raro, se houver, uma masmorra sem armadilhas. Além de pegar personagens desprevenidos, proteger um local ou evitar que aventureiros entrem lá capturando-os ou destruindo-os, armadilhas são coisas simples de usar, que servem para qualquer situação. Tem armadilha pra tudo, desde uma emboscada em um beco escuro até o simples fosso com lanças no fundo. Estou agora dando dicas para os mestres (para os MESTRES) de como usar essas armadilhas efetivamente, criando armadilhas com história própria e surpreendendo seus jogadores. Então caiam fora, jogadores. Principalmente os MEUS jogadores.


1. Onde usá-las: Minha primeira dica sobre armadilhas é que elas estão lá por um motivo; então use-as de acordo com o local: Se você está caçando um grupo de orcs, faria mais sentido ter uma armadilha para capturar (um fosso) do que para matar (alguma armadilha envolvendo projéteis), já que o grupo não vai ficar ali pra sempre.

A primeira coisa que você deve pensar ao colocar armadilhas é o local. Masmorras tem geralmente todos os tipos de armadilhas, mas a maioria envolve a proteção do tesouro que lá está (como uma bomba, que explode o tesouro quando alguem dispara o gatilho) ou a defesa do local, como um guardião ou as clássicas armadilhas mortais, dardos saindo das paredes, lâminas caindo do teto, etc, etc.

Projétil e Espreitador
1. Quando usá-las: Essa segunda dica é uma forma da adaptação vista mais á frente, mas de tipo, e não de mesa. Quando estiver na mesa, com aquele seu caderno de aventuras, desenhando uma masmorra e pensando: "O que eu coloco nessa sala?", considere os Tipos de armadilhas e o Local onde você pretende colocá-la.

As armadilhas mais comuns são a Natural, aquela que é da natureza, não criada por ninguém, a Guardião, o clássico guerreiro protetor de um local, Projétil, um dardo da parede e etc, Obstáculo, o fosso e outras armadilhas que atrapalham os personagens, e Espreitador, aquela armadilha que ataca uma vez só e depois some ou perde o efeito, como a pedra gigante ao lado.

Sabendo os tipos, é fácil escolher as armadilhas certas para cada local. Guardião, Projétil e Espreitador, por exemplo, fariam mais sentido em masmorras, assim como Natural e Obstáculo ficariam melhor em florestas. Classifique o tipo e o local onde você pretende colocar a armadilha e tudo fica mais fácil.

3. Como usá-las: Essa parte é dividida em três conceitos principais: Descrição, Adaptação e Surpresa.

Descrição é uma dica simples: quando você for descrever ou uma sala ou uma armadilha, diga pequenos detalhes sutis, que examinados por um jogador inteligente, vão revelar que ali pode haver uma armadilha. Essa dica também pode ser usada em tesouros. Veja um exemplo.

"Andando por aquela cripta abandonada, Vocês chegam até uma sala onde há um caixão e uma estátua atrás. Vocês não conseguem abrir o caixão. A sala tem uma grande altura por causa da estátua, mas só tem 3 metros de largura. A estátua, de pedra, representa um homem em armadura completa, mas sem elmo, apontando pra frente uma espada. Voltando á estátua, a espada parece ser de verdade, e não de pedra. Parece ser de aço, e a mão onde ela está parece estar um pouco rachada, como se alguem tivesse tentado mexer na espada."

Nesse caso, os jogadores podem tentar mexer na espada também, e isso abriria o caixão, revelando uma tumba escondida. É fácil adaptar essa armadilha para qualquer mesa, como veremos a seguir.

AIMEUDEUS fiquei preso em um fosso, bátima me ajuda
Adaptação é outra boa dica. Na verdade, ela é dividida em duas. Primeiro, a adaptação na sua história. Se você criou uma masmorra, onde há um item mágico lendário no final (Clássico), pouco sentido faria se houvesse alguma armadilha de deixar os personagens inconcientes ou atrasá-los. É pra matar, defender a masmorra ou destruir aquele item mágico. Assim como em uma floresta, um dardo saindo de não-sei-lá-onde seria ruim, ao contrário de um fosso escondido, que seria bom, pois capturaria aquele personagem até o grupo de bandidos chegar (veja a imagem ao lado para representação visual).

Segundo, Adapte suas armadilhas de acordo com cada mesa. Se você tem uma mesa cheia de jogadores ambiciosos, bote ouro por trás da armadilha. Assim quando o personagem vier pegar, quem é pego é ele!
 Se você tem aqueles loucos por combate, bote uma sala com criaturas fracas, tipo uns kobolds.mas não no meio do caminho, assim ele pode escolher se quer ir lá ou não. Assim, quando entrar lá, os kobolds vão dar um sinal e então aparecem grandes bugbears, e a porta se fecha. Seus jogadores vão te amar. Mas voltando aos jogadores ambiciosos, é fácil adaptar o exemplo de cima para eles, olhe:

"Andando por aquela cripta abandonada, Vocês chegam até uma sala onde há um caixão e uma estátua atrás. Vocês não conseguem abrir o caixão. A sala tem uma grande altura por causa da estátua, mas só tem 3 metros de largura. A estátua, de mármore bem esculpido, representa um homem em armadura completa, que parece ser de bronze, fixada á estátua. A estátua não tem elmo, e aponta pra frente uma espada. Voltando á estátua, a espada parece ser de verdade, e não de pedra. Parece ser de um metal bem valioso, e tem uma pedra preciosa encrustada no botão da arma. A mão onde ela está parece estar um pouco rachada, como se alguem tivesse tentado mexer na espada, pegar aquele tesouro para si."

Assim você consegue prender a atenção dos jogadores naquela situação (e muito facilmente).

Por fim, temos a Surpresa. Quem já mestrou para jogadores experiêntes já sabe que os jogadores conseguem prever muitas vezes o local de uma armadilha. Pois bem , faça com que isso não aconteça surpreeendendo seus jogadores. Como? Simples: Inverta o local das armadilhas e crie armadilhas nunca vistas antes. Os personagens tem que levar um mercador para uma cidade em segurança. O mercador diz que na floresta por onde eles vão passar há muitos bandidos, que é pra ficarem atentos lá. Agora você redirecionou a atenção dos jogadores. Agora faça uma emboscada no meio da cidade, ou no meio da taverna, onde há mais pessoas além dos alvos, assim os personagens podem acertar alguém sem querer querendo. Isso é inverter os locais. Em vez de um combate na floresta, agora temos um combate na taverna, com vários inocentes que pode sair machucados.

E essas foram as minhas dicas. Se foram úteis (espero que sejam), pelo menos comenta aí. Fico meio sem graça quando não tem nenhum comentário. Valeu.

5 comentários:

  1. Muito show as dicas, eu uso algumas na minha mesa, algumas vezes eu cubro o tesouro com armadilhas ou quando o próprio tesouro é a armadilha.
    A última sessão eu usei a magia Tentáculos Negros dentro de uma pilha de ouro, foi cômico os jogadores tentando se livrar dos Tentáculos enquanto eram engolidos pela pilha de moedas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tales! A maioria dos jogadores é ambiciosa, então é fácil enganá-los.
      Uma vez eu botei um medalhão de ouro em uma sala pequena, o medalhão amarrado em uma corda que saía do teto. Quando eles puxaram a corda, um fosso se abriu. Só um jogador conseguiu se agarrar na corda pra não cair!

      Excluir
  2. Valeu pelas dicas agora mostrarei aos meus jogadores gananciosos o INFERNO!

    ResponderExcluir
  3. Ow...
    muito legal, sepre sofro um pouco pra colocar armadilhas para os pj. Mas tem um ideia de armadilha q já fez muito sucesso em minhas mestragens é quando ela altera o ambiente... Um exemplo é o chão que quebra, se ela for ativada, vai ficar impossível ou muito difícil de seguir a direção, forçando os pjs a procurarem novos caminhos, o que deixar os pj mais cuidados e curiosos com a masmorra

    ResponderExcluir
  4. Mais armadilhas! Ops, não, melhor não.

    ResponderExcluir

 

Parceiros

Direitos Autorais

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

Esta licença permite que você copie nossas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a nós, não as alterem ou façam uso comercial delas.