quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Reporte do meu Playtest de Mundo Perfeito + Pdf da Aventura "Caçada ao Traidor"

Aqui está como foi o meu playtest do quickstart do Mundo Perfeito, mais a aventura rápida que jogamos, em PDF, para personagens da Reputação Novato.

Minhas considerações iniciais sobre o quickstart foram que foi uma ótima ambientação, não tão fácil de explicar, mas os jogadores entenderam o básico. 

A aventura fluiu rapidamente, e acho que devo aumentar a dificuldade por conta da liberdade que os jogadores tem de usar suas habilidades de ofícios, como o Cracker da mesa, que usou Manipular/Reconfigurar o Hiperespaço para mudar a noção de espaço ao redor de dois policiais virtuais, assim, derrubando-os. Com a mesma habilidade, por exemplo, ele deu um "Hadouken" concentrando a energia ao redor e lançando-a. Participação da Designer, também, que criou uma M4A1 para auxiliar-los no combate.

Sem mais delongas, vamos á aventura!


Introdução

O Cenário que usei para a aventura foi uma Réplica de Belo Horizonte nos dias de hoje, em pleno verão. Mais informações estarão no Pdf da aventura, mas o básico é que a Bh do mundo perfeito era uma cidade perfeita, sem pichações, crimes (vamos ignorar os hiperpunks por um momento, sim?) e itens do tipo. 

1.1 Aventura

A aventura se chamava "Caçada ao Traidor". Os personagens eram hiperpunks novatos que em uma reunião secreta, entram para a Sociedade Armada. Mas antes de serem "Confiáveis" o suficiente, eles precisam provar isso, destruindo o avatar de um usuário traidor, um ex-membro da Sociedade que se juntou ao comando da hipernet. Com o avatar destruído, a Sociedade vai dar um jeito de ele nunca mais acessar a hipernet (tá, não sei se é possível, mas que graça teria se os personagens destruíssem um avatar se ele pode fazer outros?).

Estádio

Onde rola a aventura
Como os protagonistas eram novatos, a Sociedade manda um contato auxiliá-los durante a missão, com dicas e ajuda verdadeira. O contato diz que o alvo está no estádio do mineirão, que está abrigando um amistoso do Bahia e América. O alvo se veste como um austero homem de negócios, que de terno, gravata, pasta e outros acessórios está conversando com um administrador da hipernet sobre os nomes de membros da Sociedade. Os personagens teriam que entrar por outra entrada além da convencional, procurar e destruir o alvo.

Como foi (e Comentários): Foi uma ótima ideia usar uma entrada secundária (por onde entram policiais, jogadores e paramédicos) para entrar. A Designer entra em cena criando uma M4A1 e os protagonistas acabam com os policiais que protegiam a entrada, não sem o cracker morrer, deixando a designer na mão e demorando cinco rodadas para voltar, com outro usuário. Vestidos de policiais, eles entraram no estádio. Continuando a procura, os protagonistas procuram o alvo em uma lista com todos os usuários no recinto do estádio. Localizando o traidor, os protagonistas simplesmente criam uma granada e jogam nele. Porém não causa muito dano.

A Explosão cria o caos, e logo o jogo é interrompido e os usuários saem correndo pras colinas. O alvo também foge, sem o conhecimento dos objetivos dos protagonistas. Quando os mesmos vão atrás dele, dois homens, aparentemente usuários, viram policiais virtuais em um piscar de olhos. Estavam disfarçados.

Depois de finda a luta, os protagonistas saem do estádio.

A Perseguição

Os protagonistas saem a tempo de ver o alvo fugindo em um camaro vermelho (sem a viadagem do camaro amarelo, né?) Através de um ponto eletrônico, o contato deles lhes diz que há um Opala azul (isso tá virando velozes e furiosos) esperando por eles próximo ao estádio. Eles não podem perder o alvo de modo algum.

Como foi (e Comentários): Tirando os anos e anos que demoraram para ligar o carro, a perseguição começou bem, até o bom moço no camaro tacar uma granada da janela. Com sorte, conseguiram desviar.

Galpão

Eles seguiram o camaro até um galpão. Quase que usando criptocinese, de tão rápido, o traidor sai do carro e foge para dentro do galpão. De lá saem dois soldados, que não hesitam em encher os avatares de balas.

Como foi (e Comentários): Os soldados foram difíceis de derrotar, por estarem armados de rifles e terem hiperpulso e criptocinese, mas logo morreram.

Cumprindo a missão

Achando o alvo, que apesar de parecer um homem sério e vigoroso, é fraco, pálido e parece doente, os jogadores acabam com ele sem muita resistência, MAS...

No final o avatar dele vira uma aberração, um monstro horrível com todas as habilidades do avatar do traidor. 

Como foi (Comentários e Considerações finais): Ele foi derrotado, mas machucou os avatares dos jogadores, em um ponto qualquer da história eles vão voltar... mas não da forma que eram... *Risadinha maléfica do mestre*.

A Aventura não é um Forte das Terras Marginais com ilustrações, lindos desenhos e inimigos com detalhes, mas dá pra pegar o básico.Minha consideração final é que mundo perfeito é um RPG que me agradou em tudo, mas acho que devia mudar a forma do combate. Se o resultado do dado depende de quanto vai ser o dano, avatares vão morrer de uma vez só por número a mais no dado. Fora isso, Mundo perfeito é um RPG realmente...Perfeito. 


2 comentários:

  1. Muito bacana, curti mesmo. Posso postar na Fanpage do Mundo Perfeito?

    ResponderExcluir
  2. Claro que pode! E obrigado pelo comentário :D

    ResponderExcluir

 

Parceiros

Direitos Autorais

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

Esta licença permite que você copie nossas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a nós, não as alterem ou façam uso comercial delas.