sábado, 12 de janeiro de 2013

Dicas de Mestre: 6 Itens a considerar na criação de uma masmorra



Acho que quando os mestres geralmente criam masmorras, poucos pensam na história da masmorra. Porquê ela está ali? É um ambiente natural, tipo uma caverna? Ou foi criada? Por uma pessoa ou por muitas?

Essas questões que temos que levantar ao criar uma masmorra. Eu, por exemplo, quando vou desenhar minhas masmorras, tumbas, criptas e afins, vou voltando no tempo para aquele cenário onde está o que eu estou construindo, digamos um covil de bandidos, pensando: Onde os bandidos dormem? Comem? Onde guardam as pilhagens? Se há armadilhas, eles acharam-as ou construiram-nas? Eu já fiquei muito tempo olhando pra uma sala vazia no mapa tentando achar uma coisa pra colocar lá, uma coisa que tenha a ver com o cotidiando dos bandidos, como uma sala cheia de sacos de dormir, tendas e fogueiras, por exemplo. Vou mostrar cinco dicas sobre isto agora.


1. Qual o motivo da presença da masmorra ali: A primeira coisa que você deve considerar ao criar uma masmorra é a própria masmorra. Se ela for uma masmorra, e claro, pois pode ser também um covil, uma caverna, uma cripta, uma tumba, etc. Antes mesmo de fazer o mapa dela, considere porque ela está lá: Se ela for uma masmorra, quem a criou e porquê?

2. Como os habitantes da masmorra chegaram lá: Uma masmorra não começa já com tantos zumbis e afins. Como os habitantes dela (monstros e etc) chegaram lá? Usando o exemplo do 1, vamos supor que nessa masmorra, há vários zumbis. Eles podem ser aventureiros amaldiçoados que são condenados a vagar pelo lugar, assim como podem ser a criação de um necromante louco para defender seus tesouros. Considere isso: como os habitantes da masmorra chegaram lá?

3. Onde os habitantes da masmorra comem e dormem: Pense nisso também. O exemplo dos zumbis não vale, já que eles são zumbis (sério?), mas pense no necromante. Ele deve ter um cantinho onde se recolhe pra dormir, pra comer, beber (a menos se ele for um lich),... Ele deve comprar comida em alguma vila perto de seu calabouço. Considere isto também.

4. Como é o cotidiano dos habitantes: Vamos usar outro exemplo agora. Vamos supor que um grupo de bandidos das montanhas montou seu covil em uma velha caverna. Considere o cotidiano dos bandidos: eles provavelmente saem e assaltam caravanas, ou fazem coisas do tipo. Eles não ficam parados em salas 3x3m esperando aventureiros. Eles tem uma vida própria, a menos que estejam lá por uma maldição, ou pra proteger algo. Vamos supor que nessa caverna há um dragão verde. Ele anda pela floresta, fala com os aventureiros, procura tesouros, ele não fica lá o dia todo. Preciso falar pra considerar isso também?

5. Se o local abriga algum "convidado": Acho que se os bandidos assaltassem uma caravana que leva um pequeno nobre da região, eles pensariam em levá-lo e pedir um resgate. Esse, talvez, pode ser o motivo da prória aventura. Caso os monstros tenham "convidados" em seus domínios, onde eles são guardados? Há uma cela própria ou eles ficam junto com o chefe da masmorra? E considere o que é falado nas dicas 3 e 4 pra eles também.

6. Sobre os tesouros: Por último, a parte que mais importa: a recompensa. Pense uma coisa: Salas com centenas de POs no chão não nascem sozinhas. Se houver um dragão verde, é lógico pensar que aquele tesouro foi ele que juntou. Os bandidos, por exemplo, podem ter guardado os itens valiosos de suas vítimas em algum baú.

Bom, essas foram as minhas dicas. Se curtiu, comenta aí. E se curtiu MESMO, curte nossa página no facebook. Já ajuda pra caramba. Adeus.

3 comentários:

  1. Ótimo artigo, isso normalmente passa batido...

    ResponderExcluir
  2. Bem parecido com o que faço nas minhas sessões. Não gosto de pensar que um local com um monte de seres vivos e bugingangas brote do chão.
    Até.

    ResponderExcluir

 

Parceiros

Direitos Autorais

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

Esta licença permite que você copie nossas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a nós, não as alterem ou façam uso comercial delas.