segunda-feira, 4 de março de 2013

Gladiadores de Roma - Mecânica Básica

Depois de anos e anos sem postar, volto com meu mais novo projeto: um RPG de gladiadores (sério?!), chamado, como diz o título, Gladiadores de Roma. Ele ainda não é muito desenvolvido, está tudo no papel (ou no computador, nesse caso) mas pretendo lançar o quickstart dele no meio da semana. Agora vou apresentar a mecânica básica dele e uma introdução sobre o sistema.

A capa provisória do RPG, que é baseado apenas em matar seus inimigos,
seus amigos, seu cachorro, todo mundo!


Introdução

Gladiadores de Roma é só um nome para enfatizar o jogo, que é sobre gladiadores, e, bom, os gladiadores mais famosos vieram de Roma. Mas o jogo em si é sobre guerreiros, matando uns aos outros. Não precisa ter muita ambientação, dezenas de equipamentos e tudo o mais, o Gladiadores é pra aqueles dias em que um jogador falta, ou pra aquele dia sem nada pra fazer com os amigos. Você cria seu personagem em menos de 60 segundos, e ele já está pronto pra lutar. E você perdê-lo, é só criar outra ficha. 95% do jogo é sobre combates. Sem muito de uma tal de interpretação. O jogo inteiro usa 3d6 (Mas é bom levar 4d6).

Atributos

O jogo só tem 3 atributos, Saúde (SD), Resistência (RES) e Proficiência (PRO). SD mede a constituição, vigor, energia do seu personagem, RES mede sua defesa, esquiva, capacidade de aguentar golpes, etc. E PRO mede sua habilidade, destreza, capacidade de acertar. Você só pode ter 5 pontos no máximo pra cada atributo. Pra fins de jogo, SD dá 10 pontos de vida (VS) a mais/ponto, RES dá pontos de armadura (VP) por ponto e PRO dá pontos á seu acerto (DA).

Você começa colocando 1 ponto em um dos 3 atributos, mas os grupos de gladiadores (mais á frente) dá pontos de atributo.

Grupos de Gladiadores

O seu personagem poderá escolher um grupo dentre muitos para lutar, pois na maioria das vezes os combates eram entre grupos, como o trácio, o secutor, o retiário, que eram grupos de gladiadores (no próximo post).

Combate e Equipamentos

O combate é simples: começa o gladiador com maior PRO. Caso forem iguais, rola-se 1d6 cada, o maior ataca primeiro. O que ganhar a iniciativa começa o ataque (DA), com 3d6+PRO+Bônus da Arma. E oponente defende (DD), como 3d6+RES+Bônus da Armadura. O dano é tirado dos pontos de Vida (VS) e é igual ao ataque do personagem menos a defesa do oponente.

"Philipus Máximus é um Trácio que ataca Albus de Milão, um Retiário. Os dois tem PRO 1, então rolam  1d6 e Philipus ganha com um 6. Philipus ataca com 3d6+2. Sai um 16. Albus defende com 3d6+1. Sai um 11. Então, Philipus causou 5 de dano, que é retirado do VS de Albus."

Sobre os equipamentos, é o seguinte. Armas comuns como uma espada de uma mão não dão bônus. Todos usam essas armas. Mas a tabela do bônus das armas vai ser assim:


  • Armas de uma mão Melhores (+1): Armas como a sica, do trácio, que é de uma mão mas é curvada, sendo muito perigosa (mas perigosa que armas de uma mão comuns).
  • Armas de duas mãos (+2): Estão aqui as Alabardas, Halberds, duas armas uma em cada mão, tudo isso ganha um bônus de +2 no DA.
  • Armas Únicas/ Conjuntos de Armas (+3): São armas daquelas bem únicas, como aquele machado de duas mãos que só uma pessoa consegue levantar, ou conjuntos de armas que só servem para um propósito, como o tridente e a rede.
Abreviações
  • VP: Valor de Proteção.
  • VS: Valor de Saúde.
  • DA: Dados de Ataque.
  • DD: Dados de Defesa.
Bom, é só isso mesmo, só passando uma introdução do jogo. No meio dessa semana eu posto o quickstart. Se gostou ou se interessou pelo RPG, comenta aí. Adeus.

Um comentário:

  1. Achei interessante, ótimo para os dias em que você só quer jogar uma batalha, sem muita interpretação.

    ResponderExcluir

 

Parceiros

Direitos Autorais

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

Esta licença permite que você copie nossas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a nós, não as alterem ou façam uso comercial delas.